Bom dia, boa tarde, boa noite galera, hoje estou desenvolvendo o primeiro artigo da série “ Segurança na WEB “. Nele vou falar sobre sistemas operacionais seguros. Primeiramente vou receber auxílio da Internet para dar uma rápida explicação sobre sistemas operacionais.

Vocês já devem ter visto postagens parecidas com essa em outros sites, justamente porque eu encontrei esse tipo de post em vários outros sites do mesmo nicho que o ETechBR.com, mas achei muito incompletos, sem querer criticar mas já criticando, penso que os blogueiros ficam sem assunto e acabam escrevendo sobre coisas que não entendem o suficiente e seus posts acabam ficando incompletos. Portanto, resolvi escrever essa série super detalhada para trazer um conteúdo mais completo aos blogueiros.

Sistemas operacionais ( Introdução ): Um sistema operativo ( português europeu ) sistema operacional ( português brasileiro )  é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.  ( AUTOR DESCONHECIDO ).

O Windows, praticamente domina o mercado de sistemas operacionais na área da computação, mas existem outros sistemas igualmente eficientes ou até melhores, mas como o Windows foi um dos primeiros sistemas operacionais inventados, acaba sendo um dos mais conhecidos e usados. Mas hoje, com os novos sistemas operacionais da Apple, Android entre outros, o Windows vêm sendo ameaçado pela concorrência. Voltando ao nosso post, vamos falar de Linux, um sistema de código-aberto, onde programadores têm liberdade de editar o sistema e criar outras versões. É um dos sistemas operacionais mais seguros que existe, até por conta da incompatibilidade que certos vírus, geralmente desenvolvidos para Windows, têm para com ele.

Para fazer download do Linux, vou trazer para vocês um programa OFICIAL da plataforma Linux de apenas 2,4 MB que traz algumas versões em Português-BR para você fazer o download e instalação diretamente dentro dele, sem danificar seu Windows e nem seus arquivos. Trata-se do Wubi, clique aqui para fazer o download. Caso você não saiba instalar o Linux, procure por tutoriais no YouTube que existem vários.

Por ser um sistema de código-aberto, o Linux possui várias versões e/ou edições, na minha humilde opinião, a melhor e mais completa delas é a Ubuntu. Uma versão simples e com uma interface inovadora 100% gratuita, por esse motivo algumas escolas brasileiras usam ele em seus laboratórios de informática, apesar da plataforma disponibilizar o Linux Educacional, uma versão totalmente voltada ao ambiente escolar. Nessa parte, fica a critério de você, leitor, escolher a melhor opção quanto a versão do Linux a instalar em seu computador, mas deixo claro que recomendo a instalação do Ubuntu, pois já experimentei e aprovei.

Artigo: Matheus Beck

Artigos relacionados:

Matheus Beck

Matheus Beck é web designer, web developer e blogueiros desde 2009. Mesmo com esse pouco tempo de experiência, Matheus coleciona projetos bem sucedidos, entre eles este blog que vocês estão lendo.
Comentar

COMENTÁRIOS (1)

  1. Ugh

    05/02/2013

    Prof. Marcos, boa tarde. Sou professor das Faculdades Integradas de Bauru FIB tambe9m na dliicpsina de Sistemas Operacionais. Descobri recentemente este site e gostaria de parabenize1-lo pela qualidade do seu material disponibilizado aqui. Como a sua abordagem do assunto tem coincideancias com o meu me9todo de ensino, gostaria de saber se eu teria a sua autorizae7e3o para utilizar as apostilas e slides disponibilizados neste site durante as minhas aulas; tambe9m estou interessado em saber se o seu livro sobre sistemas operacionais je1 este1 disponedvel para que possamos adquired-lo para a nossa biblioteca. Aproveito para desejar-lhe sucesso e, novamente, parabenize1-lo pelo belo trabalho.AtenciosamenteErino.

    Responder

Deixe uma resposta









Free Web Hosting