Olá blogueiros de todo mundo, continuando com a série ” Segurança na WEB “, hoje vou escrever a 3ª parte dela, abrangendo os softwares que ajudam na segurança de seu computador.

A Internet é, se não a maior, uma das maiores e mais vulneráveis portas para a entrada de vírus e acessos indesejados no seu computador. Conseguindo bloquear, pelo menos parcialmente essa porta, já é uma grande forma proteção para seu computador, portanto vamos precisar do auxílio de alguns softwares desenvolvidos unica e especificamente para exercer essa função.

Primeiramente vamos instalar um anti-spyware. Mas o que é um spyware?

WIKIPÉDIA: “ Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento. ”

Os programas gratuitos nem sempre cumprem o que prometem, mas o Spybot vai contra essa teoria e realmente cumpre o que promete, mesmo sendo gratuito. Clique no link acima para baixá-lo.

Agora vamos instalar um antivírus. Mas o que é um vírus?

WIKIPÉDIA: “ Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. ”

Recomendo o Avast! Free Antivirus, como já diz o nome, ele é Free ( gratuito ) e dispensa apresentações. O antivírus mais baixado nos sites de downloads mais populares do país.

Também é importantíssimo instalar um firewall, mas o que é um firewall?

WIKIPÉDIA: “ Parede de fogo (em inglês: Firewall) é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewall’s são geralmente associados a redes TCP/IP. ”

Simplificando: protege seu computador de acessos indesejados, ou seja, invasões. O Windows ( Sistema operacional da Microsoft predominante na maioria dos computadores de todo mundo. ) já possui um firewall integrado a seu sistema, mas recomendo o uso de outro firewall mais eficiente, o Comodo Firewall.

Ressalto também a importância de instalar o CCleaner no seu computador para manter o sistema sempre optimizado e veloz. Ele remove arquivos desnecessários do seu computador para ganhar desempenho e espaço em seu HD ( Hard Disk ).

Quem vêm acompanhando os artigos anteriores desta série, deve ter instalado o Linux em seu computador, nenhum dos programas citados acima são compatíveis com o Linux, pois diferentemente do Windows, não é “imprescindível” o uso de antivírus no Linux. Porque o Linux possui um sistema de permissões no qual cada arquivo tem um dono e, somente esse dono pode escrever no arquivo. Qualquer modificação nesse arquivo exige a autorização do respectivo proprietário.

Mas se ainda assim você desejar possuir um antivírus em seu Linux, recomendo o download do Avira Antivir Personal em sua versão gratuita desenvolvida para Linux. Já o Firewall e o anti-spyware não são encontrados facilmente, pelo menos não encontrei em minhas pesquisas, até porque não é necessário.

Mas não se preocupe, se você optou por não instalar o Linux não tem problema, você também poderá navegar com segurança no Windows, basta usar corretamente todas as dicas que vimos até aqui.

CONFIRA ABAIXO ALGUNS TIPOS DE AMEAÇAS:

Malware (Malicious Software): software desenvolvido para se infiltrar em um sistema de computador de forma ilícita, com o intuito de causar dano ou roubo de informações. Vírus de computador, trojan (cavalos de tróia) e spywares são os principais exemplos.

Vírus: programa malicioso desenvolvido por programadores que, como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo, e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

Trojan ou Cavalo de Tróia: programa que age como a lenda do cavalo de Tróia, disfarçado de um programa legítimo, entra no computador, e libera uma porta para um possível invasor.

Spyware: programa automático de computador que recolhe informações sobre o usuário, sobre seus costumes na Internet, e transmite esta informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento ou consentimento.

Phishing: uma forma de engenharia social, caracterizada por tentativas de adquirir informações pessoais, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar por uma pessoa confiável, ou por empresa, enviando uma comunicação eletrônica oficial, e-mail ou mensagem instantânea. O termo phishing surge das cada vez mais sofisticadas artimanhas para “pescar” (fishing) as informações sensíveis dos usuários.

Spam: mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Esse tipo de mensagem pode conter código mal intencionado (vírus, cavalo de troia, phishing …)

Falhas de segurança no código dos programas (software), incluindo os sistemas operacionais: essas falhas são provenientes dos erros (bugs) de programação e são através delas que os malwares são desenvolvidos.

Artigo: Matheus Beck.

Artigos relacionados:

Matheus Beck

Matheus Beck é web designer, web developer e blogueiros desde 2009. Mesmo com esse pouco tempo de experiência, Matheus coleciona projetos bem sucedidos, entre eles este blog que vocês estão lendo.
Comentar

COMENTÁRIOS (17)

  1. Arneiz

    04/02/2013

    If you lived near me, then i would definitely do it. I have aladery installed GNU+Linux Oses in a lot of my friends house. And many of them are using them without trouble. If i get into your place any day i will be with and installation DVD, so be ready :D

    Responder

  2. ypqgtd

    06/02/2013

    wyiPJD , [url=http://ukcjrgzenzsm.com/]ukcjrgzenzsm[/url], [link=http://ibugcxgsifur.com/]ibugcxgsifur[/link], http://wpxkkuofhmjk.com/

    Responder

  3. yzlkbjk

    06/02/2013

    lmSjtv , [url=http://povzbjpeqbfu.com/]povzbjpeqbfu[/url], [link=http://egtrvsehihyf.com/]egtrvsehihyf[/link], http://fpxpmjwbcnfl.com/

    Responder

  4. plhujsb

    06/02/2013

    WUeBj8 , [url=http://hgsfsdcbdiqm.com/]hgsfsdcbdiqm[/url], [link=http://ffwtufycdpsv.com/]ffwtufycdpsv[/link], http://yztwowhicsdh.com/

    Responder

  5. ywlphodlca

    06/02/2013

    zYlsBa , [url=http://mzuqgutbacix.com/]mzuqgutbacix[/url], [link=http://uzctjsrxgfsy.com/]uzctjsrxgfsy[/link], http://uuhoatspyrcb.com/

    Responder

  6. コーチ

    04/10/2014

    The コーチ are so extremely cute and enjoyable! Initially when i first beheld the entire group attached to Oprah’s most favorite matters, coupled with decreased deeply in love with these individuals. They really are quality, together with actually feel so competent. They’re just work well on any occasion. Beware you have access to a lot of compliments!! Give many thanks コーチ!

    Responder

  7. sacs dior

    06/10/2014

    great product thanks!!!!!!!

    Responder

  8. celine tasche

    08/10/2014

    Borosilicate glass is used in making certain optical instruments like lenses because thermal shock resistance..

    Responder

Deixe uma resposta









Free Web Hosting