Para ter um blog de sucesso, você precisa saber de cor e salteado quais são seus objetivos com o mesmo, deve definir um tema central e alguns subtemas que irá abordar nele. No primeiro artigo da série, repensamos os nossos objetivos com o blog. Se você já estiver isso em mente pode partir para o segundo artigo da série, onde vamos redefinir o nome, tema central e os subtemas, plataforma e domínio do nosso blog. Não se esqueçam de comentar no fim desse post, pois os comentários (críticas construtivas e/ou elogios) dos leitores são o que move o blogueiro a continuar se dedicando e produzindo conteúdo de qualidade.

ESCOLHENDO TEMAS E NOME DO MEU BLOG:

INTRODUÇÃO: o nicho (assunto, tema etc.) dentro de um blog não é “isolado”, ou seja, não é apenas o tema central, temos também os subtemas e os assuntos complementares.

Definindo o tema central: para escolher um tema para seu blog, você deve ter afinidade com o assunto. Não adianta escrever um blog sobre o que você não gosta ou não tem conhecimento algum. Após defini-lo, escreva-o ou imprima-o e cole em um local de destaque, de preferência em um lugar visível bem perto do seu computador, tablet ou qualquer outra coisa que você usa para publicar no seu blog.

O nome de um blog deve sempre ser curto e fácil de lembrar, a maioria das grandes empresas possuem nomes curtos justamente por isso, para ficar guardado na mente do consumidor, com blogs não é diferente.

Escolhendo os subtemas: os subtemas não são muito difíceis de escolher como parecem, os subtemas nada mais são que assuntos derivados do tema central. Por exemplo: Se o tema central for “carros” os subtemas poderão ser “lançamento de novas peças”, “novos modelos de carros”, “as marcas mais apreciadas pelos clientes” etc. Recomendo que você escreva os subtemas logo abaixo do tema central, na folha que citei no tópico dos objetivos.

Assuntos complementares: os assuntos complementares fogem um pouco do tema do seu blog, mas não são totalmente desligados do mesmo, eles apenas o rodeiam. Já que o assunto citado foi “carro”, vou continuar usando-o como exemplo, alguns assuntos complementares desse nicho são: “melhores pistas para test drive”, “as cidades mais automobilísticas do mundo” etc.

ESCOLHENDO A PLATAFORMA QUE MEU BLOG FICARÁ:

Para quem ainda não sabe o que é uma plataforma, relacionada a blogs, é a “companhia” que seu blog ficará. Hoje em dia existem várias, WordPress, Joomla, Blogger, entre outras. Para quem quer realmente levar seu blog como profissão, forma de ganhar dinheiro extra ou até mesmo só trabalhar com blogs, a plataforma Blogger não é a mais indicada, essa plataforma é para quem está começando a blogar e precisa e experiência na blogosfera. Para blogueiros profissionais ou que almejam se tornar profissionais, a plataforma mais indicada seria o WordPress. A mesma possui vários temas e plugins em seu repertório, enriquecendo e facilitando o blog e a vida do blogueiro.

ESCOLHENDO O DOMÍNIO DO MEU BLOG:

O domínio nada mais é que o endereço onde seu blog ficará hospedado, isso é muito importante, investir em um domínio é fundamental para o sucesso do seu blog. Eu recomendo você escolher o domínio .com e não o .com.br, pois assim facilita que pessoas de outros países acessem seu blog sem grandes dificuldades.

Lembre-se: devemos ser persistentes, pois não será nada fácil, nem rápido alcançar o sucesso com seu blog.

Na próxima quarta-feira, dia 19, vamos falar sobre a identidade do seu blog, esse assunto é importante, portanto, não percam! Até quarta!

Artigo: Matheus Beck.

Artigos relacionados:

Matheus Beck

Matheus Beck é web designer, web developer e blogueiros desde 2009. Mesmo com esse pouco tempo de experiência, Matheus coleciona projetos bem sucedidos, entre eles este blog que vocês estão lendo.
Comentar

COMENTÁRIOS (2)

  1. Jodie

    05/02/2013

    No queiston this is the place to get this info, thanks y’all.

    Responder

  2. hqclzlijn

    06/02/2013

Deixe uma resposta









Free Web Hosting